Skip to content

Modalidades competidoras

01

Formula Windsurf

A Formula Windsurf (FW) é uma das disciplinas do Windsurf.
Nesta classe as pranchas são largas e curtas e navegam a favor e contra o vento com boa velocidade usando apenas uma quilha com até 70 cm de comprimento.
As regatas devem durar de 17 à 19 minutos e vence aquele que conseguir imprimir a melhor técnica para obter velocidade e a melhor tática para aproveitar as variações de vento e mar na raia.

02

Formula Foil

O Foil é uma quilha com uma asa na ponta que faz com que a prancha decole e literalmente voe sobre a água.
A Fórmula Foil (FF) é uma disciplina onde os competidores tem liberdade de usar o equipamento que desejarem seja para mastreação (composta de mastro, retranca, vela e extensão.) bem como livre para usar pranchas diferentes bem como o Foil (composto de mastro (quilha), fuselagem e asa dianteira e traseira.
As competições são em percurso como na FW com velejadores indo contra (orça) e a favor (popa) do vento

03

IQ Foil​

O windsurf é um esporte olímpico.
Sua estréia nos jogos foi em 1984 em Los Ângelos e desde então permanece até hoje.
O IQFOIL é o equipamento utilizado para os jogos olímpicos.
Nesta classe todos equipamentos são exatamente iguais. É o que chamamos de One Design.
As velas são do mesmo tamanho assim como as pranchas e os foils. O que determina que a performance do velejador seja o principal elemento para a vitória.

04

Kitesurf​

Kite em inglês que dizer pipa. E é isto mesmo que este esporte é.
Uma pipa que pode ter tamanho variável de 5 a 16 metros quadrados de área que puxa um velejador em uma prancha que pode ter vários formatos.
Atualmente o kite puxando uma prancha com foil é o que mais tem chamado atenção dos praticantes deste esporte. Inclusive esta modalidade fará a sua estreia nas olimpíadas de Paris em 2024. No festival de velas o Kite é uma classe convidada e reúne muitos velejadores

05

Raceboard

Esta disciplina do windsurf foi resultado da primeira evolução da classe após as windgliders. São pranchas que navegam com qualquer vento e por isso foram as primeiras pranchas usadas nas olimpíadas.
Hoje a classe reúne amantes da velha escola em todo mundo e proporciona excelentes disputas na raia.

06

Wingfoil

Wingfoil é uma modalidade de esporte aquático que está se popularizando rapidamente por combinar elementos de windsurf e kitesurf usando uma asa (wing) para se deslocar sobre a água. A asa é controlada com as mãos, enquanto o praticante está em pé em uma prancha equipada com um Foil que a faz decolar e literalmente voar sobre as águas.

07

Slalon

Esta é uma das disciplinas mais espetaculares do windsurf. Principalmente pelas disputas que proporciona. O slalom é disputado sempre em percursos de downwind ou seja, sempre com vento a favor.
As competições são disputadas em baterias até duram aproximadamente 4 minutos e por isso mesmo os velejadores não podem errar, nas largadas e no contorno de boias, sempre procurando estar o mais rápido.

08

Jangadas

As jangadas são embarcações tradicionais do litoral do nordeste. Alguns relatos dão conta que Holly Schweitzer, coinventor do Windsurf juntamente com Jim Drake inspirou-se na jangada nordestina que conheceu em uma viagem ao Brasil para aplicar os princípios de navegação como a retranca atada ao mastro e com a forma de navegação das jangadas.
Em Maragogi os jangadeiros haviam desativado suas embarcações devido a proibição da pesca nos arrecifes e nas baias da região. Com o auxílio do Festival de Velas de Maragogi e do seu idealizador Marcelo Lacerda as jangadas foram reformadas para a competição e serão usadas para passeios turísticos garantindo renda e dignidade para os velejadores outrora pescadores do local.

Você já está preparado?

O próximo festival será:

25/11/2023 até 29/11/2023